Pular para o conteúdo

Resumo do livro Limites para ensinar aos filhos – Cap. 4

20 de maio de 2010

Capítulo 4 – O que vai acontecer se eu fizer isso?
A lei do semear e ceifar

Gálatas 6
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Como pais precisamos compreender a diferença entre conseqüências psicológicas negativas e conseqüências reais.
Conseqüências psicológicas negativas são ficar bravo, olhar feio, repreender em tom severo, tornar-se frio, entre outros.
E conseqüências reais são perder tempo, perder privilégios, deixar de fazer algo que gosta, deixar de brincar, de ver televisão, deixar de sair ou realizar alguma atividade junto com a família.

Conseqüências psicológicas negativas motivam à mudança somente o tempo suficiente para a criança se livrar da pressão psicológica. As conseqüências reais levam a verdadeiras mudanças de atitude.

Aplicar a lei do semear e ceifar em nossos filhos é mostrar-lhes que se forem irresponsáveis, se terem mau comportamento ou se forem desobedientes sofrerão as conseqüências práticas e reais por seus atos.
Na vida adulta sofremos estas conseqüências, portanto não podemos privar nossos filhos disto, preparando-os assim para terem uma vida adulta melhor e mais madura.

Devemos administrar a liberdade dos nossos filhos, deixando-os decidir o que querem fazer em determinado momento e aplicar a lei do semar e ceifar caso faça a escolha pela coisa errada.
O objetivo não é controlar ou forçar a criança a fazer o que desejamos, mas ajudá-la a entender que se fizer a escolha certa receberá coisas boas, se fizer a escolha de realizar a coisa errada sofrerá por isso.
A criança deve se sentir responsável por sua própria vida e atitudes, isto claro, observando sua faixa etária e maturidade.
Para tanto modere a interferência, ou seja, deixe seu filho sofrer as conseqüências dos seus atos, equilibre boa vontade com verdade.
Alinhe as recompensas com as conseqüências.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: